Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, é o termo referente à coleta, armazenamento, organização e análise de dados fundamentais para a tomada de decisões em um negócio.
A inteligência de negócio, no caso, é justamente a gestão de informações valiosas, que permitem uma tomada de decisão mais consciente e assertiva.
O Glossário de Termos Gartner, reúne os significados de termos técnicos, e segundo ele o Business Intellingence se trata de “um termo abrangente que inclui os aplicativos, infraestrutura e ferramentas, e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho”.
Entendendo a definição do conceito de Business Intelligence e suas implicações, fica claro que a sua aplicação é indispensável para a metodologia envolvida no planejamento e coordenação de um negócio. Portanto o BI é fundamental na definição de estratégias e planos de ação.
As informações coletadas proporcionam insights sobre assuntos referentes ao negócio, que podem ser aplicadas na rotina diária, seja em pesquisa de mercado, técnicas operacionais, comunicação, estudo de público, dentre outros.
Vale pontuar que o Business Intelligence não diz respeito a determinada tecnologia, não é o resultado da operação de um software específico. O Business Intelligence é um conceito, com gestão de informações aliada ao uso de diversas ferramentas e soluções inovadoras, e o uso de um software de gestão, por exemplo, pode compor esse processo.
Outro propósito deste conceito é ser o mais abrangente possível, facilitando os processos de gestão organizacional e beneficiando todos os envolvidos.
A gestão de informações tem o objetivo de ressignificar o grande volume de informações referentes a diferentes tópicos relacionados ao negócio. Com a análise aprofundada de dados, suas variações, características e histórico. A finalidade é obter a inteligência acionável, ou seja, a inteligência que fornece uma base de dados valiosos para os processos da empresa, em especial, para o planejamento estratégico.
Sistemas de gestão são uma das ferramentas que podem ser aplicadas dentro do conceito de Business Intelligence, pois oferecem diversos recursos que beneficiam a coleta e análise de informações.
Em seu funcionamento inteligente e automatizado, no dia a dia organizacional, os softwares de gestão são sistemas que coletam, processam, armazenam e entregam informações na medida que desempenham suas funções. Isso permite um registro rico em dados para relatórios completos. Estes relatórios vão fornecer informações relacionadas aos processos desempenhados pelo sistema.
Existem softwares de gestão desenvolvidos para desempenhar diversas atividades, eles podem ser destinados para um processo especifico, ou até mesmo integrar processos e, desta forma, integrar diferentes setores em uma organização.
A escolha do sistema de gestão mais indicado para uma empresa depende das necessidades que precisam ser atendidas na rotina da organização.
A Incorp Technology é uma empresa de Tecnologia da Informação que fornecem as melhores soluções do mercado em sistemas de gestão e suporte técnico, com o objetivo de facilitar as rotinas dos colaboradores reunidos nas mais diversas organizações.
Os softwares desenvolvidos e fornecidos pela Incorp Technology são seguros, responsivos, acessíveis, ideais para otimizar processos e equipes.